Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

UMA BIBLIOTECA ENTRE ESPELHOS 🇧🇷

ALI ONDE AS IMAGENS SÃO O NOME DAS COISAS

dezembro 11 | 08:00 dezembro 15 | 17:00

A exposição ALI ONDE AS IMAGENS SÃO O NOME DAS COISAS reúne um conjunto de imagens de fotógrafos que se relacionam ou por questões simbólicas, ou por um fluxo de consciência literária, ou por um estado de leitura poética com 80 livros que, de certa maneira, tentam rever a história do Brasil. A mostra tem como ponto de partida o projeto 200 anos, 200 livros*, uma iniciativa que na ocasião do bicentenário da independência do Brasil, lançou-se ao desafio de elaborar uma lista com os títulos mais importantes para entender o país. O que propomos, a partir dessa vasta reunião de obras e autores, é um percurso com novos olhares que tem a intenção de conectar cada livro a uma imagem que movimente diálogos, tensões, precipitações e ressonâncias.

A ideia é extrapolar o sentido tradicional de leitura e ir além da palavra impressa, ver através dela, reler e repensar usando também o sentido da visão, em trânsitos entre literatura, fotografia, imagem e outras linguagens. E assim, quem sabe, observar o Brasil não com a ilusão de chegar a respostas definitivas, mas tentando imaginá-lo de outras formas e vislumbrar as transformações diante dos abismos abertos ao nosso redor.

Da lista dos 200 foi feita uma seleção de 80 livros – aqui também expostos para consulta como em uma biblioteca –, que dialogam, em um processo de livre imaginação e pesquisa, com as 80 imagens dos fotógrafos convidados. A experiência se completa com a participação de dez escritores convidados para ler e trechos das obras que serão ouvidos em off no espaço expográfico da mostra.                                                                                                      

*Publicado em um caderno especial da Folha de S. Paulo, no dia 5 de maio de 2022, o projeto 200 anos, 200 livros foi pensado pelo fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos, José Manuel Diogo. A relação de obras se baseia em sugestões enviadas por historiadores, sociólogos, antropólogos, romancistas, economistas, juristas, entre outros profissionais – a grande maioria do Brasil, mas também alguns representantes de Portugal, Angola e Moçambique.      

A exposição é realizada pelo Fotofestival SOLAR, em parceria com a KUYA – Centro de Design do Ceará e com Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (RECE). 

Ver site do Organizador

Deixe um comentário

Deixe um comentário