- Este evento já passou.
Camões e a Ciência do seu tempo
março 12 | 18:30 – 21:30
Por ocasião dos 500 anos do nascimento Camões e no dia em que se celebram 452 anos da primeira edição dos Lusíadas, o professor Carlos Fiolhais olha para o céu de coimbra nas margens do mondego para falar de Camões e da ciÊncia do seu tempo.
Este evento, integrado na programação Camões 500, resultado da parceria entre a Associação Portugal Brasil 200 anos e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, e integrada da programação da Casa da Cidadania da Língua,
Em celebração ao 500º aniversário do nascimento do emblemático poeta português Luís de Camões, o Museu da Água em Coimbra proporcionará um fim de tarde muito especial com um evento intitulado ‘Camões e as Estrelas’ que congrega o renomado Professor de Física, Catedrático Jubilado, Carlos Fiolhais e a experiente Investigadora Maria Bochicchio, coordenadora do Grupo de Trabalho de ‘Poética e Retórica’ do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos.
“Este encontro proporcionará uma imersão na relação entre Camões e a astronomia: explorando sua relação com o cosmos através de sua obra. Além das apresentações dos oradores, haverá momentos poéticos, incluindo a declamação das passagens memoráveis de ‘Os Lusíadas’ pelo Coletivo DeclAmar Poesia.”
O evento acontecerá em 2 momentos específicos. Começará no anfiteatro com os oradores e terminará no terraço do Museu, onde a terra encontra a água, criando uma atmosfera sugestiva entre água e céu.
Junte-se a nós para explorar a fascinante interseção entre a poesia de Camões e a majestade do firmamento.