Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Cidadania e Camões: Programação da Casa da Cidadania da Língua

maio 5 | 15:00 16:15

Cidadania e Camões. 50 x 500

As 15h00, será apresentada a programação da Casa da Cidadania da Língua uma mesa redonda com curadores, que explorarão o tema da preservação e inovação linguística. Um momento de poesia proporcionará uma pausa reflexiva e artística, celebrando a beleza da expressão literária.

A apresentação é também uma conversa da série “Gente de cá de de lá” na qual estarão o presidente da APBRA, José Manuel DiogoMaria Bochicchio, do Centro interuniversitário de estudos camonianos da Universidade de Coimbra, e o artistas visual João Francisco Vilhena e o animador cultural Carlos Castela 

Maria Bochicchio

Filóloga,  professora, tradutora,   é  coordenadora da linha de investigação de poética e retórica Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos,  Como enquadramento e perspectiva de trabalho, interessa-lhe especificamente  a recepção crítica e criativa de Camões na modernidade, a investigação heurística, ecdótica, intertextual, tematológica de comentário filológico e hermenêutico. Tem vindo a dedicar-se nos últimos anos ao estudo e divulgação de poetas portugueses contemporâneos e a aspectos diversos das problemáticas inter-artes.

João Francisco Vilhena 

Fotógrafo português conhecido por sua abordagem intimista e humanista na fotografia, que frequentemente explora temas como identidade, cultura e a relação entre pessoas e seus ambientes. Nascido em Portugal, Vilhena dedicou boa parte de sua carreira a documentar a vida quotidiana, os retratos pessoais e a cultura urbana, tanto em seu país natal quanto internacionalmente. Além de seu trabalho em fotografia, Vilhena também participa de projetos colaborativos e educacionais, ministrando oficinas e palestras sobre fotografia, arte visual e a importância do visual storytelling na cultura contemporânea.

Carlos Castela 

Carlos tem as licenciaturas de Geologia, uma no ramo educacional e outra no ramo científico pela Universidade de Coimbra e tem mestrado em gestão do ambiente em do ordenamento do território e frequentou um MBA em Gestão das Indústrias Criativas e do Turismo. Foi investigador em várias instituições, como no Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, ou no Centro de Cerâmica e do Vidro, versando temas tão dispares como sedimentologia, hidrogeologia, património geológico e edificado e por fim, estabeleceu-se definitivamente em Quadro Zona Pedagógica, lecionando nas áreas de Geologia e Biologia, é ainda amiúde convidado para trabalhar em Universidades e Escolas Seniores e que por vezes aceita. 

José Manuel Diogo, autor, escritor, empresário, colunista da Folha de São Paulo, Presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos e curador da casa da cidadania da língua

Livre

Ver site do Organizador

Rua João Jacintho 8
Coimbra, Portugal
+ Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário