- Este evento já passou.
O Rosto de Camões
junho 10 | 16:00 – agosto 31 | 17:00
10 rostos, um de cada um dos países de língua portuguesa mostram um Camões inesperado, diverso e contemporâneo
Coimbra, 4 de junho de 2024 – No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Casa da Cidadania da Língua de Coimbra apresenta no dia 10 de junho às 15:51 a exposição “O Rosto de Camões”, uma reflexão artística sobre a iconografia do poeta nacional.
REGISTE-SE AQUI
A exposição, concebida pelo artista João Francisco Vilhena, propõe um ensaio fotográfico de 10 retratos, inspirados no célebre quadro de Luís Vaz de Camões, com cinco homens e cinco mulheres de diferentes idades e origens dos territórios de língua portuguesa. Estas fotografias, a cores, mostram figuras anónimas vestidas com os trajes típicos do século XVI, incluindo a emblemática gola de Camões, simbolizando a diversidade e unidade da língua portuguesa
Destaca-se na Exposição:
– Retratos Fotográficos: 10 retratos a cores de figuras anónimas de territórios de língua portuguesa, todos usando a gola branca camoniana.
– Interpretação Artística: Uma análise da representação do” quadro vermelho de Camões”, através do retrato pintado “a sanguínea”, da autoria do pintor Fernão Gomes, realizado entre 1573 e 1576.
– Reflexão Histórica: A conexão entre a imagem de Camões e a epopeia dos Lusíadas, celebrando a grandeza e a decadência de Portugal.